segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tabagismo Passivo

Você sabe o que é tabagismo passivo?

É a inalação de fumaça de derivados do tabaco (cigarro, cachimbo, charuto, fumo de rolo, cigarro de bali, etc.) por não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados. Se você não fuma, mas inala a fumaça em ambientes fechados, você é vítima do fumo passivo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo.

Conheça os efeitos do tabagismo passivo:

  • Imediatos – irritação nos olhos, na garganta e no nariz, tosse, dor de cabeça, náuse, problemas respiratórios, aumento de alergias;
  • A Longo Prazo – problemas pulmonares, aumento da pressão arterial, risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% maior de sofrer infarto do que os não-fumantes que não se expõem à fumaça do tabaco.

Poluição em ambientes fechados

A fumaça dos derivados do tabaco, em ambientes fechados, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o maior agente da incidência de pneumonia, de bronquite, de asma, de infecções no ouvido médio, além de maior probabilidade de desenvolver doença cardiovascular na idade adulta.

Não exponha seus filhos, amigos, colegas de trabalho aos riscos do fumo passivo. Pais protegem seus filhos não fumando em casa, no carro e em outros ambientes fechados. Fumar nessas áreas prejudica a saúde daqueles com quem o fumante convive.

 È Lei: O fumante tem liberdade de fumar quando quiser; porém, não onde quiser.

LEI N° 5.517/2009 – proíbe, no Estado do Rio de Janeiro, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados.
Não adianta separar a área de fumantes e não-fumantes apenas por placas de sinalização. A área de fumantes (fumódromo) deve ser uma área destinada exclusivamente a esse fil. Devidamente isolada e com arejamento conveniente. Se não for assim, não protege a saúde!

A implantação de ambientes livres de fumo tem como principal objetivo respeitar o direito de todos: o direito do fumante de fumar e o do não-fumante de não fumar.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.