Como eu faço

Acolhimento de gestantes

A mulher que desejar realizar o teste rápido de gravidez deverá possuir cadastramento, e será dirigida a sala de PROCEDIMENTOS, resultado positivo do teste é dado pela enfermeira que inicia imediatamente o acompanhamento do pré-natal.

A primeira consulta ocorre imediatamente, com a realização dos testes rápidos para verificar DSTs (hepatites, HIV, sífilis), os exames são solicitados, o agente comunitário de saúde é avisado, e a nova gestante vai para casa já com a data da próxima consulta.

Os agentes comunitários realizam as visitas domiciliares das gestantes mensalmente, assim como as consultas, essas que acontecem bimensalmente com médico, e bimensalmente com o enfermeiro. No geral três ultrassonografias são agendadas e realizadas na unidade básica durante a gestação, esse número de ultrassonografia pode alterar de acordo com o quadro da paciente, assim como o numero de visitas e consultas.

Gestantes que apresentam complicações são encaminhadas para a atenção secundária, mas continuam o acompanhamento com a equipe de saúde da família.

Acolhimento das Puérperas

Após o parto as mães e recém nascidos são encaminhados a comparecer na clinica da família ao
terceiro dia após o parto, geralmente, neste dia o teste do pezinho é realizado , junto ao cadastramento do bebê. A primeira consulta do bebê acontece até o 15º dia de vida, e a BCG é agendada.

Acolhimentos das crianças no primeiro ano de vida

Até completar UM ano de vida a criança receberá consultas mensalmente, intercalando a puericultura com o médico e o enfermeiro da equipe de saúde da Família. E a visita mensal do agente comunitário do saúde. Podendo esta frequência ser alterada caso haja necessidade.

Acolhimentos das crianças no segundo ano de vida

Após completar um ano a visita e as consultas ocorrerão semestralmente durante o segundo ano de vida da criança.


Grupo das Crianças

O grupo de crianças acontece toda terça-feira as 14h00. Com a enfermeira Jeruza. Geralmente as crianças são indicadas pelos agentes comunitários de saúde. Os encontros possuem temas variados.


Futebol para crianças

O grupo conta com a participação da Aca
demia Carioca, educadora física Elaine, com o oficial de farmácia Danilo e os agentes comunitários de saúde Roberto, César e Samuel, e com os Agentes de Vigilância Sanitária Nilo e Sérgio


Planejamento Familiar

Acontece quinzenalmente às terças-feiras às nove horas com a enfermeira Maria Aparecida, ela atende a todas as equipes, com a palestra e atendendo individualmente cada paciente de acordo com o método escolhido. As agentes Pamella e Cristiane também participam das palestras.

Grupo de Mulheres

o grupo de roda de conversa de mulheres acontece toda quarta-feira as 16 horas com a agente comunitária de saúde Cristiane e a técnica de enfermagem Deise.

Controle do Calendário de Vacinação

O prontuário eletrônico utilizado na clínica da família, e a organização da sala de Imunização permitem que as técnicas de enfermagem possam acompanhar todas as cadernetas de vacinação das crianças cadastradas.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.