Nossa Equipe

Endereço: Rua Mucuripe , s/n - Senador Camará
Tel:  3424-8797
Horário de Atendimento de Segunda à Sexta de 08:00 às 20:00 da noite, Sábado de 08:00 da manhã às 12:00
Gerente : Monalisa Oliveira

Somos a sua principal porta para a saúde. Somos a equipe que vai lhe ajudar a prevenir doenças, que vai acompanhar as existentes, tratá-lo e encaminhá-lo se necessário. Somos sua conexão com a saúde. Viemos para prover saúde e informação. Viemos identificar as principais falhas e atuar em cima delas.

Viemos entender a comunidade a que fomos inseridos, identificar o que temos de mais e de menos, apontar os riscos, estudar as saídas, mostrar o caminho. Acompanhar você, indicar a direção correta, mudar a rota de novo se for necessário. Viemos por vocês e para vocês.

Não só para curar as doenças, mas para prevenir e melhorar a qualidade de vida.

Conheça nossas equipes

Equipe Mário da Fonseca
Equipe Mucuripe
Equipe Nelson da Fonseca
Equipe Telégragos
Equipe Jardim Violeta

Atenção Primária à Saúde

Definição

atenção primária à saúde (APS), também denominada cuidados de saúde primários (em Portugal) e atenção básica (governo do Brasil), foi definida pela Organização Mundial da Saúdeem 1978 como:
Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. (Declaração de Alma-Ata)

De acordo com Barbara Starfield, as principais características da atenção primária à saúde (APS) são:
  • Constituir a porta de entrada do serviço — espera-se da APS que seja mais acessível à população, em todos os sentidos, e que com isso seja o primeiro recurso a ser buscado. Dessa forma, a autora fala que a APS é o Primeiro Contato da medicina com o paciente.
  • Continuidade do cuidado — a pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente; essa característica também é chamada de longitudinalidade.
  • Integralidade — o nível primário é responsável por todos os problemas de saúde; ainda que parte deles seja encaminhado a equipes de nível secundário ou terciário, o serviço de Atenção Primária continua co-responsável. Além do vínculo com outros serviços de saúde, os serviços do nível primário podem lançar mão de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais. Nessa característica, a Integralidade também significa a abrangência ou ampliação do conceito de saúde, não se limitando ao corpo puramente biológico.
  • Coordenação do cuidado — mesmo quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar e/ou integrar esses cuidados, já que freqüentemente são realizados por profissionais de áreas diferentes ou terceiros, e que portanto têm pouco diálogo entre si.

Fonte: pt.wikipédia.org


Como Atuamos

Equipes

A área em que atuamos é dividida em cinco áreas, cada uma coberta por uma equipe: Telégrafo, Mário da Fonseca, Nelson da Fonseca e Mucuripe. Cada equipe é composta por um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e seis agentes comunitários. As áreas ainda são cobertas pelas equipes de saúde bucal, temos duas, que se dividem para cobrir as cinco áreas. Duas cirurgiãs dentistas, duas auxilires de saúde bucal e uma técnica de saúde bucal.

As cinco áreas são divididas em 5 micro-áreas, cada uma coberta por um agente comunitário de saúde próprio. Esse agente comunitário de saúde será a principal comunicação do paciente com a clínica. Seu agente se apresentará e fará seu cadastro, fazendo visitas periódicas para identificar as necessidades de cada família e agendar suas consultas e encaminhá-lo a grupos e atividades.

Caso o paciente esteja incapacitado de ir à clínica as equipes também fazem as visitas domiciliares, onde médicos, enfermeiros ou técnicos de saúde vão à sua casa para dar o devido atendimento.


Serviços Oferecidos

Oferecemos consultas com o clínico geral, exame e acompanhamento de pré-natal, puericultura, saúde bucal, vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia, teste do pezinho, exame papanicolau, tratamento para hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose, grupos para melhorar a qualidade de vida, academia carioca, grupo de caminhada, aulas de Kung Fu, grupo reabilitar, terapia comunitária, e outros. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.